Notícias Novidades Legislativas Novidades de Jurisprudência Temas em Análise Opinião JURÍDICO EVENTOS MULTIMÉDIA AUTORES O QUE É?
* indicates required
Notícias

Associações patronais e sindicatos do setor da construção acordam nova tabela salarial

Fernanda Cerqueira | 10-09-2021
As associações patronais do setor da construção concluíram um acordo de revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) que consagra uma nova tabela salarial e um subsídio de refeição diário no valor de seis euros, com efeitos a 1 de setembro de 2021.
Foto

A nova tabela salarial prevê 18 grupos/escalões, o último com uma retribuição mínima de 532 euros aplicável a trabalhadores praticantes, aprendizes e estagiários que se encontrem numa situação caracterizável como formação certificada, e o primeiro com uma retribuição mínima de 1.020 euros.

Foram também adaptadas algumas das cláusulas do CCT ao Código do Trabalho, nomeadamente quanto às matérias referentes à contratação a termo, e extintas algumas categorias profissionais.

O processo negocial de revisão do CCT aplicável ao setor da construção arrancou em fevereiro deste ano e envolveu as principais associações patronais e sindicatos do setor.

Tanto os novos valores da tabela salarial, como o subsídio de refeição, produzem efeitos desde 1 de setembro.

Consulte AQUI a nova tabela salarial.