Notícias Novidades Legislativas Novidades de Jurisprudência Temas em Análise Opinião JURÍDICO EVENTOS MULTIMÉDIA AUTORES O QUE É?
* indicates required

Sumário Executivo

Neste capítulo abordar-se-ão outras questões jurídicas, que, do ponto de vista da fiscalidade no imobiliário, merecem tratamento autónomo, entre as quais destacamos o trespasse, os contratos de utilização de espaço em centros comerciais, o alojamento local e as transmissões gratuitas.

Centros Comerciais

Sendo, atualmente, cada vez mais comum que os operadores económicos optem por exercer a sua atividade em centros comerciais, pelas evidentes vantagens que apresentam, suscitam-se dúvidas quanto ao enquadramento fiscal dos contratos de utilização de loja celebrados, em particular em sede de IVA.

Trespasse

O trespasse é o negócio pelo qual o trespassante transmite definitivamente o bem económico em que se traduz a universalidade de direito do estabelecimento comercial. Enquanto transmissão de uma universalidade, esta operação, corrente na prática empresarial, terá implicações fiscais essencialmente no que respeita a IS e IVA, a que nos referiremos neste ponto.

Alojamento Local

Com o desenvolvimento do sector do turismo, e com o surgimento de diferentes cenários no que respeita às opções de alojamento atualmente disponíveis, houve necessidade de clarificar qual o enquadramento fiscal dos rendimentos provenientes desta atividade, nos casos em que esta seja exercida por pessoas singulares ou coletivas que explorem um estabelecimento de Alojamento Local. Neste sentido, será analisada a tributação destes operadores do ponto de vista do IRS, do IRC e do IVA.

Transmissões Gratuitas

As transmissões de património gratuitas em vida e/ou por morte configuram eventos correntes no quotidiano, podendo ter implicações fiscais. Salientam-se, quanto a este tema, as consequências em sede de Impostos sobre o Rendimento, com especial relevância no IRC e em sede de IS.

Conteúdo Exclusivo para Assinantes

AINDA NÃO É ASSINANTE

No IMOJURIS encontra toda a Informação Jurídica relevante na área do Imobiliário:
  • Notícias sobre a atualidade jurídica do imobiliário;
  • Textos de análise e de opinião jurídica;
  • Novidades sobre a produção legislativa;
  • A jurisprudência mais recente.
Conteúdos de valor acrescentado

o IMOJURIS agrega informação sobre diversas áreas jurídicas do imobiliário, através de um conjunto de cadernos temáticos, que incluem: Sumário Executivo; Faqs; Legislação aplicável; Jurisprudência mais relevante. Os Assinantes têm acesso a todos os conteúdos noticiosos premium e às áreas temáticas subscritas: Arrendamento Urbano; Compra e Venda e Propriedade Horizontal; Construção; Direito Financeiro Imobiliário; Fiscalidade do Imobiliário; Ordenamento e Gestão do Território; Reabilitação Urbana; Retail & Centros Comerciais; Sociedades e M&A Imobiliário; Turismo & Hotelaria.

Escolha a modalidade de assinatura que melhor se adapta às suas necessidades AQUI