O Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, confirmou que o regime REIT vai ser implementado em Portugal, que o processo legislativo já está em curso e que a proposta de lei deverá ser apresentada «a muito curto prazo».
O ministro, que falava na sessão de abertura do Portugal Real Estate Summit no passado mês de setembro, no Estoril, revelou que os novos instrumentos de investimento «são sociedades que terão o seu capital admitido à cotação e que captam poupanças para depois as investirem em imóveis para arrendamento de longa duração», explicando que estas «sociedades só poderão deter imóveis, que terão de ter em carteira durante um período longo e que têm de estar dedicados ao arrendamento».
Sobre as caraterísticas deste regime, o governante, que recentemente passou também a ser responsável pela pasta da economia, disse apenas que será muito semelhante ao das SOCIMI espanholas, ou seja, irá permitir aos investidores aplicar as suas poupanças no setor imobiliário, com garantia de liquidez e retorno do investimento.
A criação de um regime REIT em Portugal é uma medida aguardada com grande expetativa pelo setor imobiliário, que reclama a sua implementação há vários anos. Além de colocar Portugal numa posição mais competitiva face a Espanha ou Inglaterra, o ministro espera que esta medida venha «colmatar uma falha de mercado que precisa de uma resposta que não está a ser dada». Para Pedro Siza Vieira, «os preços continuam a subir porque o investimento em construção ainda é muito pouco. O investimento ainda não chega para a procura que existe. Precisamos de mais investimento e de ter a certeza de que aumentamos o stock de habitação de segmento médio para os portugueses», disse, acrescentando que é necessário um «aumento da habitação a preços acessíveis nas cidades».