Decorre até 31 de julho o período de candidaturas ao Programa ‘+ Património + Turismo’, uma iniciativa da Portugal Ventures com o apoio do Turismo de Portugal, I.P. O Programa tem uma dotação na ordem dos 10 milhões de euros para apoiar empreendedores no setor do turismo.
O período de candidaturas ao Programa ‘+ Património + Turismo’ arrancou a 16 de junho e prolonga-se até 31 de julho.
Trata-se de uma linha de capital de risco, assegurada pela Portugal Ventures, que tem disponível para investimento um valor global de 10 milhões de euros, sendo que as propostas que sejam aprovadas podem receber um financiamento até ao montante máximo de 500 mil euros.
O Programa destina-se a empreendedores particulares e empresas startups que pretendam desenvolver negócios inovadores na promoção do turismo nas áreas do património, da natureza e da cultura. Os projetos podem ser, ou não, de âmbito tecnológico, mas têm de ter na sua base a constituição de uma nova empresa ou, sendo de uma empresa já existente, traduzirem-se numa inovação relativamente ao seu modelo de negócio atual.
O regulamento do Programa esclarece que são «projetos enquadráveis» aqueles que contribuam para o desenvolvimento da oferta turística relacionada com património cultural e natural do país, «valorizando aspetos como a história, a arte, a arquitetura, o património religioso, o enoturismo e gastronomia, o desporto associado à natureza ou o geoturismo». Estes projetos devem visar «o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, à escala global, nacional ou regional» e consubstanciarem-se em «produtos ou serviços de base tecnológica, atividades ou empreendimentos de animação turística e alojamento turístico».
Em junho, durante o anúncio de lançamento do Programa, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, avançou que as primeiras decisões sobre os projetos candidatos devem ser tornadas públicas no mês de Setembro.
O Programa ‘+ Património + Turismo’, surge no âmbito do desenvolvimento da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo ‘StartUP Portugal’. Esta Estratégia quer «fomentar o espírito empreendedor» e, para o efeito, «apoiar quem já é empreendedor, assegurar a longevidade das empresas criadas e aumentar o seu impacto na criação de emprego e de valor económico».
O regulamento do Programa ‘+ Património + Turismo’, bem como o formulário de candidatura estão disponíveis AQUI.