O projeto solidário nasceu espontaneamente no final de fevereiro e rapidamente reuniu mais de 1.500 camas disponíveis para alojar refugiados ucranianos.
Criado a 25 de fevereiro, o grupo “Consultores Imobiliários pela Ucrânia” tem uma página própria no Facebook que já conta com 12.500 membros.
Joanna Kolton, polaca a viver em Portugal, é uma das fundadoras da plataforma. Tudo começou quando Joanna recebeu um pedido de ajuda para um grupo de 80 ucranianos que acabara de atravessar a fronteira para a Polónia, explicou a mediadora imobiliária à CNN. Segundo a mesma fonte, Joanna encetou então contactos com várias agências e percebeu que «as consultoras imobiliárias são um centro de informação», visto que conhecem pessoas que têm alojamentos disponíveis e empresas e organizações dispostas a ajudar.
Entretanto a plataforma já mobilizou 40 voluntários, como administradores e moderadores, que validam as publicações no grupo do Facebook com pedidos de alojamento e ofertas. «Os voluntários entram em contacto com as pessoas para resolver» e dar resposta aos pedidos «com as ofertas de camas», esclarece Joanna, citada pela mesma fonte.
Na página do Facebook, a plataforma define-se como um «grupo de pessoas ligadas à mediação imobiliária, destinado exclusivamente a procurar alojamento temporário gratuito, arrendamentos de baixo custo, necessário para receber a comunidade Ucraniana que está a chegar a Portugal».
Quem quiser ajudar, ou souber de alguém que esteja disposto a ajudar, basta colocar #localidade #preço #duração #tipologia