Na Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2019 (Proposta de LOE 2019), está incluído um pedido de autorização legislativa para o Governo criar a contribuição municipal de proteção civil. Trata-se de um novo imposto cuja introdução teria por objetivo substituir a taxa municipal de proteção civil, cobrada em alguns municípios e depois retirada na sequência de diversas declarações de inconstitucionalidade.
Contudo, tudo indica que aquela autorização legislativa não seja aprovada pela Assembleia da República e que o Governo não seja autorizado a criar o novo imposto. O Bloco de Esquerda já apresentou uma proposta de alteração ao diploma no sentido de eliminar a referida autorização legislativa e, de acordo com o Observador, o CDS-PP e o PSD também irão avançar com propostas nesse sentido, o que garantirá a maioria necessária para travar o novo imposto.
Citado pelo Observador, António Leitão Amaro, do PSD, garante que «há maioria para não haver a taxa de proteção civil em Portugal». Até aqui «não se sabia a posição do Bloco de Esquerda, agora já se sabe». Logo, «a taxa não vai passar», afirmou o deputado.