De 28 de abril a 31 de maio decorre o primeiro período de candidaturas ao Programa ‘Porta 65 Jovem’.
Está ainda em curso a primeira fase de candidaturas ao Programa ‘Porta 65 Jovem’. Este programa foi desenvolvido com o objetivo de apoiar o arrendamento para residência permanente de jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos, jovens em coabitação, jovens casais ou em união de facto.
Para concorrer ao ‘Porta 65 Jovem’ os candidatos devem: ser titulares de um contrato de arrendamento ou de um contrato promessa de arrendamento; residir permanentemente na habitação com a qual concorrem e cujo endereço deve coincidir com a morada fiscal; apresentar a declaração de IRS relativa ao ano anterior (no caso 2015); auferir um rendimento mensal que não exceda quatro vezes o valor da renda ou que suporte uma taxa de esforço até 60%; não ser proprietário ou arrendatário de um outro imóvel ou prédio (seja o candidato ou algum dos membros do agregado); não possuir qualquer tipo de grau de parentesco com o senhorio; e ter uma casa adequada ao tipo de agregado.
A apresentação das candidaturas é feita, exclusivamente, online AQUI.
Informações e apoio presencial estão disponíveis nas Lojas Ponto JA, do Instituto Português da Juventude, dispersas pelo país, na sede ou na delegação do Porto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e na Loja do Cidadão, na cidade do Funchal.
Recorde-se que este programa disponibiliza um apoio que consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal e que não é cumulável com quaisquer outras formas de apoio público à habitação.