* indicates required
Notícias

Simplex Urbanístico vai estar em destaque na SRU Lisboa

Imojuris | 08-04-2024
Nos dias 9 e 10 de abril o Imojuris organiza dois seminários jurídicos no âmbito da XI Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, tendo como pano de fundo as recentes alterações legislativas introduzidas pelo ‘Simplex Urbanístico’.
Foto

No dia 9 de abril, das 12h às 12h45, terá lugar o seminário ‘A Transmissão de Imóveis no Pós-Simplex Urbanístico’, conduzido pela PLMJ.

Num quadro jurídico historicamente burocrático e difuso, o Simplex Urbanístico quer trazer celeridade, clareza e uniformidade aos processos urbanísticos, com o particular desígnio do aumento da oferta do parque imobiliário nacional.

Com a generalidade das regras em vigor desde 4 de março, a sua aplicação prática tem suscitado um conjunto de interrogações por parte dos principais players do mercado, desde o promotor imobiliário e comprador, às demais entidades indiretamente envolvidas no comércio imobiliário, como entidades financiadoras, mediadores, advogados e notários.

É precisamente para responder a estas interrogações, em particular a responsabilidade do vendedor perante o comprador quando é efetuada a transmissão de um imóvel que não disponha dos títulos urbanísticos necessários para a utilização ou construção, que o Imojuris e a PLMJ promovem um oportuno debate no arranque da XI Edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

Saiba mais sobre esta sessão AQUI.

No dia seguinte, e no mesmo horário, o Imojuris e a Morais Leitão organizam o seminário ‘Simplex Urbanístico: o que ainda falta saber!’.

Cerca de um mês após a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 10/2024, de 8 de janeiro, é feito um primeiro balanço da sua aplicação, procurando identificar os maiores desafios sentidos por promotores, equipas projetistas e municípios.

Nesta sessão serão percorridas as principais medidas previstas no diploma e, sobretudo, as dúvidas e questões práticas que mais se têm suscitado com a sua aplicação.

Saiba mais sobre esta sessão AQUI.

Ambas as sessões terão lugar na Fábrica L, sala anexa à Fábrica XL, no Lx Factory.

Não perca a oportunidade de estar presente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita no website do evento.